quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Twitter aproxima cantores e fãs

Que o TWITTER é a mais nova febre do momento todo mundo já sabe. É notório também como essa ferramenta de comunicação ajuda a aproximar aquelas pessoas que pareciam "inacessíveis". A verdade é que a maioria dos artistas (e empresas) utilizam deste MICROBLOG para divulgar suas marcas, shows, dentre outros através de constantes atualizações, sempre ligando o "consumidor" a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido. Através do TWITTER um cantor muito famoso, por exemplo, pode manter uma comunicação semi-direta com um fã.
Mas na verdade nem tudo são flores. Não raro, é possível detectar insultos, intrigas e confusões entre usuários.
Por se tratar de internet, uma "piada", por exemplo, pode ter uma interpretação configurada de uma forma totalmente diferente da que lhe era proposto, como no caso da cantora Rita Lee que recentemente fez uma declaração um tanto quanto peculiar a respeito da construção de um novo estádio para a copa de 2014 no estado de São Paulo:


Discutindo com alguns torcedores, ela afirmou que foi mal compreendida, e escreveu um novo post: "eta q neguinho crucifica sem entender! ñ critiquei itaquera ou sampa ou o curíntia, mas a roubalheira q vai rolar na construção dessa po***!". Configura-se aí um caso de falha de comunicação.
Não é preciso dizer que este assunto "rendeu" e que se torna impublicável se reproduzido as obscenidades que lhe foram agregadas.
O fato é que a má interpretação do texto da cantora lhe rendeu (por vontade própria) a sua retirada do TWITTER devido a sua situação ter se agravado, perante ao público, após a reportagem do Fantástico (05/09) no qual (além de trazer o assunto à tona para o conhecimentos de todos que não acompanham Rita Lee no Twitter) o jogador Dentinho do Corinthians fez uma provocação à cantora. Dentinho que estava como convidado do quadro "Repórter por 1 dia" terminou a reportagem dizendo: "E tem gente que critica, né Rita Lee?".
Rita Lee disse mais tarde que foi convidada pela produção do Fantástico para ser a "Repórter por 1 dia" nesta matéria, mas recusou. A cantora acha que isso pode ter irritado a emissora:

"Mais uma vez a produção do 'cansástico' age d má fé comigo. da primeira vez q dei uma entrevista fui processada pelos organizadores d barretos. ganhei nas duas instancias. agora botaram gasolina no fogo sobre uma declaração q dei no tuitz sobre as roubalheiras do novo estádio do corinthians q será p/ a abertura da copa 2014 e q deu muito tititi. Me convidaram p/ gravar "reporter p/ um dia" e eu recusei. ninguém recusa nada da globo, ela tem o poder d um cesar q decide jogar escravos numa arena c/ leões. diante das ameaças sérias q tenho recebido. digo ao povo q me retiro do tuíter após 2 meses d divertimento. meu amor a todos vcs q entenderam minhas loucuras e p** no c* dos babacas" , desabafou Rita no Twitter.

A assessoria da Central Globo de Comunicação disse, em comunicado oficial, que não teve a intenção de prejudicar Rita Lee, e que apenas mostrou "as diferentes opiniões sobre um assunto".

Entretanto, nem tudo acaba em confusão. A maioria dos cantores mantém uma relação "amistosa" com seus seguidores e até mesmo de muita proximidade. E não é difícil encontrar "bons" exemplos. A cantora baiana Ivete Sangalo é uma delas.
No seu papel que lhe cabe de maior influência musical brasileira atual, Ivete já conseguiu, por exemplo, através da comunicação via TWITTER que todos os seus fãs comparecessem vestidos de vermelho a um show seu, dar detalhes da gravação do seu novo DVD em Nova York, ou até mesmo anunciar a vinda da cantora Beyoncé à terras baianas.

Ivete anunciando a vinda de Beyonce à Salvador

Enfim, essa ferramenta comunicativa que agora se faz tão presente em nossa vida precisa ser utilizada com parcimonia e cautela, pois, por não se tratar de uma comunicação direta, qualquer texto no TWITTER pode ter infinitas interpretações.

Postado por: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário