domingo, 28 de novembro de 2010

Estratégia de comunicação no mundo musical

Errado é aquele que acha que, para um VERDADEIRO cantor, basta apenas subir no palco e apresentar-se para algumas milhares de pessaoas.
Todos os cantores, bandas, músicos e afins, juntamente com suas gravadoras e empresários, possuem uma estratégia refinada para conseguir atingir um maior público-alvo. Aliás, não só atingi-los, mas também agradá-los.
Essa estratégia é um ciclo, que compreende desde a composição da música até a resposta (positiva ou negativa) dos ouvintes.

 Universal Music: A maior gravadora musical do mundo e que certamente aposta nessas estratégias

Tudo começa com ao CANTOR e a MÚSICA  em si. Qual será meu estilo? O que tocar? O que cantar? Como estruturar melodias e acordes de forma que agrade o meu público?
Em seguida é necessário se preocupar com o tipo do público o qual o cantor (ou banda) "escolheu" agradar procurando obter respostas como: Qual o perfil do nosso público? São jovens? Crianças? Homens? Mulheres?
Passado isso, basta ao cantor esperar a resposta do público. Verificar como foi a resposta do grupo à um CD, por exemplo, ou então à um vídeo clipe. Caso a resposta dos ouvintes seja positiva, o cantor deve continuar com aquele ritmo, com aquele estilo, investindo pesadamente em algum single, enfim, sempre buscando agradar o seu público. Se a resposta do publico for negativa, o cantor deve procurar renovar-se afim de adaptar-se ao que aquele público espera.
Posto isso, o ciclo se reinicia. Já que o cantor terá que compor novas musicas que agradem ao público, verificar novamente a que tipo de pessoa suas musicas estão atingindo, etc.

Entendeu? Não? Vamos ver isso com um exemplo:
A cantora e atriz norte-americana Miley Cyrus sempre foi conhecida pelo papel de Hannah Montana, numa série de TV com o mesmo nome. Com isso, a grande maioria do público-alvo dela era infantil e composto, em maior parte, por meninas, já que suas musicas tratavam de temas leves e divertidos. No entanto, após o lançamento do seu mais novo CD, Can't Be Tamed, o qual traz letras com um conteúdo um pouco mais "adulto", que abordam temas como traição, vingança, dentre outros, um novo público surgiu, sendo composto, agora, por adolescentes, jovens e até mesmo adultos, todos de ambos os gêneros. Isso resultou em uma necessidade de Miley desapegar-se da IMAGEM que lhe era agregada e apostar em um novo visual. Um dos recursos utilizados foi o fim da série Hannah Montana, para desvincula-la de vez da REPUTAÇÃO que lhe cabia. Com isso, certamente, a carreira de Miley, a partir de agora, será voltada para o público dos mais "crescidinhos", até que apareça (ou não) um novo público.

Miley Cyrus: o antes (à esquerda) fazendo uso da IMAGEM da cantora infantil e o depois (à direita) fazendo uso da IMAGEM de cantora madura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário