quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Você realmente OUVIU a música?



   Você já parou e refletiu se realmente você esta OUVINDO as músicas que anda ESCUTANDO? Que além de relaxar e curtir devemos ter atenção ao ouvi-las?
   Segundo estudos em comunicação, para se desenvolver a habilidade de ouvir, deve-se prestar atenção, sendo possível realizar esta tarefa de três maneiras: a atenção física, psicológica e verbal.
   Quando vamos a um show, por exemplo, demonstramos nossa atenção fisicamente, adotando atitude de envolvimento, isso porque, quem está no palco manteve um bom contato visual e uma boa postura.

   E quando ouvimos musica no carro, em casa ou em um mp3 player?
Nessa situação a atenção física deixa de ser tão expressiva e a psicológica prevalece. A atenção é voltada para o que está sendo dito, a maneira como está sendo dita e os sentimentos e emoções que estão expressos, ou não, na letra e na melodia da musica.
   A grande maioria das pessoas ouve musica para relaxar e curtir, por isso que a atenção verbal durante esse momento já não é tão expressiva quando estamos ouvindo um amigo ou um professor.
   É necessário desenvolver nossas habilidades como ouvintes para OUVIR música, mesmo que algumas etapas tenham uma importância secundária nesse processo, pois dessa forma tiraremos um maior proveito da música e de sua mensagem.

Um comentário: