terça-feira, 16 de novembro de 2010

O discurso informativo nas MÚSICAS



Como já estudado em sala, para o desenvolvimento de um discurso informativo eficaz é preciso dominar algumas técnicas. Não podiamos deixar de fazer um breve associação com a música, já que música é informação. Analizemos então essas técnicas e suas relações com as músicas:

Definição de um objetivo informativo específico:
- O que o cantor pretende comunicar com a música. Se é uma música de protesto, diversão, com conteúdo romântico, se pretende atingir ao público infantil, dentre outros. É basicamente o processo de composição da música.

Criação de uma demanda por informação:
- A música tem que ser atraente ao público alvo. Não parece muito inteligente a utilização de músicas estilo "Rock Pesado" em festas infantis, por exemplo.

Facilitar a escuta do discurso:
- É disparadamente a função de todo cantor. De nada adianta um indivíduo que seja afinado, com a mais bela voz e o maior alcance vocal se ele não consegue deixar claro o que está sendo dito através da boa dicção e da pronuncia clara e coerente da letra da música. A falta destes elementos pode provocar a "distração" do receptor, e, sucessivamente, a sua perca de interesse pela música. O ouvinte deixa de OUVIR e passa a ESCUTAR.

Enfatizar os pontos importantes:
- Geralmente, o principal recado que um cantor pretende transmitir com uma música está no seu refrão. E, como todos sabem, o refrão é a estrofe repetida N vezes em uma mesma músicas, tornando-se, por vezes, até um abuso excessivo. Mas não a melhor forma de fixação para o ouvinte do que a repetição.
É aquela famosa historia: "Passei o dia todo com tal música na cabeça"
PS.: Observe como no fim das músicas há uma repetição exagerada do refrão.

Usar uma organização e uma estrutura clara:
- Uma música geralmente é composta de COMEÇO (introdução) ; MEIO e FIM. A maioria dos músicos ao comporem suas músicas, buscam uma ordem cronológica e linear dos fatos para facilitar o entendimento e o envolvimento do ouvinte.

■ Usar uma linguagem clara:
- Convenhamos que uma música no português "popular" soa muito mais atraetente do que músicas com um vocabulário muito rebuscado. Uma letra de música com linguagem clara, é até mais viável comercialmente, já que é passível de atingir uma maior parcela da população.

Promover o envolvimento da audiência:
- Talvez tal técnica esteja mais apropriada para um show ao vivo. A tão falada presença de palco do cantor, através do seu carisma e da sua energia em contato com o público, promove um maior fascínio das pessoas e consequente um maior envolvimento por parte do público.

Com isso, é inegável dizer que a música é sim uma espécie de discurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário